No último sábado (17/06), o Centro de Referência da Juventude de Linhares, Espírito Santo, comemorou um ano de funcionamento sob a gestão do IPHAC em parceria com a Secretária de Direitos Humanos do Estado. A festa contou com música, dança e muita alegria.
A festividade contou de diferenças danças, como KPOP, vogue e cover da Joelma. Houve ainda exposições de arte e fotografias produzidas pelos jovens e ainda forneceu além de barbearia, maquiagem e trança de graça no espaço.
Durante um ano de funcionamento ocorreram no CRJ, 450 atendimentos mensais, três grandes certificações de diversos cursos como barbearia e empreendedorismo, além de diversos eventos culturais, passeios e oficinas.
O local conta com dois pavimentos, sala de dança, laboratório de informática, espaço de acolhimento, cozinha e hall com palco para apresentação dos jovens de 14 a 24 que frequentam o ambiente.
Nesse tempo devolveram um grande vínculo com as redes de atendimento público como CRAS e as Associações de Moradores de bairros. Também estiveram à frente de executar algumas oficinas e cursos no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo. O trabalho do CRJ preparou vários jovens ao mercado de trabalho.
“Depois que eu entrei no CRJ mudou minha vida. Pude conhecer lugares incríveis, que eu nunca havia ido, conheci novas pessoas. O CRJ é uma boa oportunidade para os jovens e adolescentes. Aqui é tudo de bom e eu gosto muito daqui”, declara Claudina Ange, jovem que participa do projeto.
Natália Calmon, coordenadora de articulação, também fala sobre esse um ano de atividade. “O CRJ é o local onde os jovens desenvolvem perspectivas de vida, sonham, conhecem e conquistam novos territórios”.
Carol Rangel, coordenadora geral, conta sobre como foi a festa: “A comemoração de um ano do CRJ de Linhares traz uma alegria imensa no coração, e a certeza de que muitos desafios foram vencidos e de que estamos no caminho certo com a nossa juventude. Foi uma festa linda, com a participação de mais de 200 pessoas, onde os jovens fizeram apresentações e, demonstraram o amor que eles criaram pelo projeto, a importância que o equipamento tem pra eles e, o quanto nós temos mudado a perspectiva de futuro da nossa juventude.”