O novo Centro de Referência das Juventudes (CRJ) de Vitória (ES), foi reinaugurado nesta quarta-feira (17/4). Com investimentos de mais de R$ 1,7 milhões, o CRJ já está em plena atividade.
O espaço é gerido pelo Instituto Promover – Iphac, em parceria com a Coordenação de Políticas dos Direitos da Juventude da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) do Estado.
O equipamento passou por intervenções estruturais, teve as salas restauradas e novas áreas criadas para oferecer mais conforto e espaços mais adequados para as atividades com os jovens.
“Pela primeira vez, a juventude de Vitória está recebendo a atenção e os investimentos que merece e necessita. Nossos jovens podem construir suas histórias e seus sonhos com dignidade e esperança”, disse o prefeito Lorenzo Pazolini.
De acordo com o o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Diego Libardi, com a reforma da Casa da Juventude e do CRJ e a contratação do Iphac para gerir o espaço, novas oficinas profissionalizantes, projetos esportivos e culturais, e ainda a promoção de eventos e de convivência para os moradores de 15 a 29 anos de idade será ampliada.
O Iphac já realiza, no Espírito Santo, a gestão dos CRJs Colatina e Linhares, sendo que os colaboradores desta unidade participaram da cerimônia de reinauguração e compartilharam experiências do modelo consolidado na cidade de Linhares.
“As conquistas que os jovens alcançam depois de fazerem parte do CRJ, impactam de forma significativa na comunidade do entorno e que também serve como inspiração e incentivo para que outros jovens possam participar do projeto”, afirma o presidente do Iphac Valdinei Valério.
Unidade restaurada
A reforma requalificou as salas onde são realizadas as atividades e oficinas, o estúdio de música, a ilha de gravação, a sala de informática, a sala de estudos, as salas da coordenação e da equipe técnica, a copa, a área de serviço e dois depósitos.
Além disso, os sanitários masculino e feminino também foram reformados, assim como o tablado central, que interliga a área administrativa e os outros espaços.
O CRJ ganhou novos espaços: banheiros masculino e feminino; banheiro acessível; área para mesas no espaço de convivência e para ampliação da copa.
As intervenções incluem ainda pintura do piso e melhoria da iluminação externa na área coberta, adequando a área para a realização das oficinas de capoeira, forró e street dance.
Para acessibilidade e mobilidade, foram construídos um bicicletário e uma rampa para acesso de pedestres, e a calçada foi readequada.
O CRJ
Esta foi a primeira grande obra de reforma e recuperação estrutural do espaço, o primeiro CRJ do Espírito Santo, criado há 18 anos.
O Centro de Referência das Juventudes de Vitória é o local de interação exclusivo para jovens de 15 a 29 anos, moradores da capital, que oferece atividades de lazer, cultura, esporte, arte, música, atendimento psicossocial, discussão e formulação de políticas públicas.
Leia também: