
Alunos reforçam posicionamento do Iphac de que Novo Ensino Médio não está funcionando
27 de setembro de 2023
Iphac promove evento sobre assistência social no Brasil, com Wanda Engel
10 de outubro de 2023O Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, foi objeto de ações multiplataformas no Instituto Promover – Iphac. Além de vídeos e textos nas redes sociais, também foram realizados encontros com jovens nos Centros de Referência das Juventudes (CRJ), e nas unidades do Instituto pelo país.
No Instagram, o Iphac lembrou que Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em 2013, deu notoriedade e colocou no calendário nacional a campanha internacional Setembro Amarelo. E, desde 2014, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM divulgam e conquistam parceiros no Brasil inteiro com essa importante campanha.
E o Instituto Promover reconheceu a importância da campanha, principalmente para a juventude. E por isso, abordou o tema da prevenção ao suicídio, com o objetivo de conscientizar o maior número de pessoas sobre os fatores que devem ser observados e a importância de se buscar ajuda.
“Durante todo o mês, nossos jovens aprendizes elaboraram apresentações em seus cursos abordando como os transtornos psicológicos e o uso de drogas podem ter um impacto profundo na vida de indivíduos com tendências suicidas. Eles também aprenderam a lidar com e a compreender aqueles que enfrentam tais transtornos, dissipando dúvidas e combatendo o estigma que poderia existir entre eles”, destacou o presidente do Iphac, Valdinei Valério.
Fique atento a sinais em você e pessoas ao seu redor, como histórico pessoal ou familiar de transtorno psiquiátrico; transtornos psicológicos ou psiquiátricos não tratados; questões emocionais, familiares e profissionais, abusos e sensação de ser um peso para as pessoas; doenças crônicas; eventos adversos, como maus tratos, abusos físicos e emocionais e quebra de laços sociais.
Setembro acabou, mas o Iphac lembra que o compromisso com a saúde mental continua durante todo o ano. Todos nós devemos ajudar!
Procure apoio em um dos vários pontos especializados, presenciais e à distância. Os principais são:
Centro de Valorização da Vida – Ligue 188 (atendimento 24 horas);
Centro de Assistência Psicossocial (CAPS);
SAMU – Ligue 192;
Hospital de Urgência e Emergência (geral/psiquiatria).
Leia também:
Alunos reforçam posicionamento do Iphac de que Novo Ensino Médio não está funcionando