Em celebração ao Mês da Consciência Negra, marcado este ano pela primeira vez como feriado nacional, o polo do Instituto Promover (Iphac) no Rio Grande do Sul destacou-se na promoção de ações voltadas à valorização da cultura e da história afro-brasileira.
Entre as atividades realizadas, um dos grandes destaques foi a palestra “Tela Preta: Protagonismo Negro no Audiovisual Brasileiro”, ministrada pelo jornalista e pesquisador musical André Valdez, de 51 anos.
André abordou marcos históricos do protagonismo negro no audiovisual brasileiro, resgatando nomes como o do ator gaúcho Breno Mello, protagonista de Orfeu Negro (1959), e Grande Otello, que, embora tenha brilhado em 1943, ainda enfrentava representações marcadas por preconceitos.
A palestra enfatizou como essas figuras abriram caminhos para a ampliação da representatividade negra nas novelas e no cinema atual.
De acordo com o educador Carlos Augusto, a palestra foi um dos ponto altos das comemorações no polo. “A atividade foi dirigida aos nossos jovens multiplicadores de 14 aos 24 anos, do Centro da Juventude do Rubem Berta e chamou bastante atenção”.
O projeto do jornalista André nasceu em 2021, quando foi convidado a preparar uma apresentação para a Semana da Consciência Negra no Clube Social Negro Seis de Maio, em Gravataí, onde reside.
Ao unir sua paixão pelo audiovisual e as vivências pessoais, ele decidiu explorar a evolução do negro no cinema e sua importância para a identidade cultural brasileira. “O objetivo é mostrar aos jovens a inserção do negro no audiovisual e promover o diálogo intergeracional, valorizando o legado dos que vieram antes”, explicou André.
Educação e transformação
André tem levado sua mensagem a escolas e universidades da Região Metropolitana de Porto Alegre, com o objetivo de alcançar diversos públicos. Recentemente, participou de um evento na Escola Gentil Viegas Cardoso, em Alvorada, onde estudantes vivenciaram atividades relacionadas ao Novembro Negro.
Com ações como essa, o polo do Iphac no Rio Grande do Sul reforça seu compromisso com a inclusão social e a promoção da diversidade, atuando como agente de transformação na construção de uma sociedade com jovens mais conscientes de sua importância e seu papel social.
Leia também: