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No Dia do Estudante, Iphac reforça compromisso com a educação

O Dia do Estudante, celebrado neste 11 de agosto, é um momento de reflexão sobre a educação no país. O Instituto Promover – Iphac, reforça sempre o compromisso com o ensino e a profissionalização de jovens, e faz coro à luta de milhares de brasileiros que buscam melhorias na qualidade de escolas, em especial as públicas.

Neste ano, o Novo Ensino Médio está no centro do debate. As entidades estudantis pedem a revogação da Lei 13.415/2017, que institui o novo modelo para a etapa. As escolas começaram a implementar os novos currículos no ano passado.

O ensino médio passou a contar com uma parte do currículo comum, definida pela Base Nacional Comum Curricular, que estabelece o mínimo que todos os estudantes devem ter acesso. Na outra parte do currículo, os estudantes escolhem itinerários formativos, dependendo da capacidade de oferta de cada rede de ensino.

“Um ponto importante a ser tratado, em especial com quem entende do assunto, é a preparação do jovem, ainda no ensino médio, para o mercado de trabalho, por meio da profissionalização. Um dos empecilhos é o aumento na carga horário integral, o que impossibilita que o jovem possa atuar como Jovem Aprendiz, por exemplo”, relembro o presidente do Iphac, Valdinei Valério.

Compromisso de mudança

O Ministério da Educação (MEC) comprometeu-se a rever o Novo Ensino Médio. No primeiro semestre deste ano foi aberta a Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio. Na segunda-feira (7), o MEC divulgou o sumário com os principais resultados da consulta. Ao todo, foram recebidas mais de 11 mil contribuições entre 9 de março a 6 de julho.

Entre as propostas de mudança estão a ampliação da carga horária da parte comum, a recomposição de componentes curriculares e o fim da educação a distância (EaD) para a Formação Geral Básica, com exceção da educação profissional técnica, que terá oferta de até 20% nesse formato. A EaD também poderá ser aplicada em situações específicas, como no caso da pandemia.

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