O Polo do Instituto Promover (IPHAC) no Distrito Federal lançou o projeto Juventude Consciente e Sustentável, uma iniciativa da colaboradora Sandy Briolanja. O objetivo do projeto é engajar e capacitar jovens para adotarem práticas ambientais, sociais e econômicas responsáveis, promovendo a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável em suas comunidades.
Com a proposta de criar uma rede de jovens que sejam verdadeiros agentes de mudança, o projeto visa integrar a consciência ambiental com a responsabilidade social. A mensagem principal reforça que a sustentabilidade vai além das questões ambientais, sendo também uma questão de justiça social e econômica.
O vídeo de divulgação do projeto que conta com a participação dos jovens aprendizes Evelly Vitória Queiroz dos Santos, Lorrany de Sousa Santos e José Carlos da Silva Souza, traz a trilha sonora da música “O Sal da Terra”, do cantor e compositor Beto Guedes. O slogan da campanha “Terra és o mais bonito dos planetas”, também é frase da música. Segundo Sandy Briolanja, a escolha da canção foi estratégica: “A música diz tudo sobre sustentabilidade. Nós é que temos de cuidar do planeta e nada melhor do que envolver a juventude.”
A iniciativa promete ser um marco no envolvimento dos jovens do DF com ações práticas e educativas na área do meio ambiente. A participação do jovem reforça o papel de cada um na construção de um futuro mais sustentável e justo para todos.
O Sal da Terra
Música de Beto Guedes
Anda, quero te dizer nenhum segredo
Falo desse chão da nossa casa
Vem que tá na hora de arrumar
Tempo, quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante
Nem por isso quero me ferir
Vamos precisar de todo mundo
Pra banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova
Vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado
E quem não é tolo pode ver
A paz na terra amor
O sal na terra
A paz na terra amor
O sal da
Terra, és o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro
Tu que és a nave nossa irmã
Canta, leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com seus frutos
Tu que és do homem, a maçã
Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois
Para melhor construir a vida nova
É só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora
Para merecer quem vem depois
Deixa fluir o amor
Deixa crescer o amor
Deixa fluir o amor
O sal da terra