Search
Close this search box.

Workshop em Goiânia aborda políticas de diversidade e inclusão nas empresas

No último dia 14 de março, o Teatro Rio Vermelho, no centro de convenções de Goiânia, foi palco de um importante evento voltado para a construção de políticas públicas de diversidade e inclusão dentro das organizações. O workshop reuniu representantes de diversas empresas, com o objetivo de discutir e implementar medidas que promovam a inclusão de grupos historicamente marginalizados no mercado de trabalho.

Segundo Lâmede Alencar Silva, representante do RH do Instituto Promover – Iphac no evento, mais de mil empresas foram notificadas pelo Ministério Público para comparecerem ao workshop, porém apenas 400 delas marcaram presença. Entre os presentes estavam diretores das entidades e representantes do setor de Recursos Humanos, responsáveis por contribuir na criação e implantação de políticas de diversidade e inclusão em suas organizações.

Uma das principais motivações para essa iniciativa é o descumprimento da cota de contratação de pessoas com deficiência (PCD) por parte das empresas. O Ministério Público começará a enviar notificações para as empresas faltantes, exigindo o cumprimento da cota e a aplicação de políticas de diversidade e inclusão.

A partir da aplicação dessas políticas, espera-se uma transformação nos processos de recrutamento e seleção das empresas. Lâmede ressalta a importância de oferecer benefícios atrativos e garantir acessibilidade para os candidatos PCDs, o que contribuirá para um processo seletivo mais inclusivo e diversificado.

Além da inclusão de pessoas com deficiência, o evento também abordou a importância da inserção de outros grupos minoritários, como a comunidade LGBTQIA+, mulheres, idosos, negros, pardos e indígenas. Estudos apresentados durante o workshop mostraram que a diversidade dentro das organizações está diretamente relacionada ao aumento da produtividade, evidenciando os benefícios de se adotar uma abordagem inclusiva no ambiente de trabalho.

“Diante desses dados e reflexões, ficou evidente a importância de promover a diversidade e a inclusão nas empresas como uma estratégia não apenas de responsabilidade social, mas também de crescimento e sucesso organizacional. A inclusão de diferentes perfis contribui para a construção de ambientes mais criativos, inovadores e produtivos, refletindo positivamente tanto nos colaboradores quanto nos resultados da empresa”, conclui Lâmede Alencar.

Leia também:

Unidades do Iphac e CRJs comemoram Dia Internacional da Mulher

Compartilhe esse post:

você pode gostar...