Polo do IPHAC em Goiânia promove capacitação sobre inclusão de jovens PCD no mercado de trabalho

O polo do Instituto Promover (IPHAC) em Goiânia realizou nesta quinta-feira (25/9) uma capacitação voltada para gestores da Saneago. O encontro teve como destaque a participação da pesquisadora e especialista em inclusão, Renata Batista, que compartilhou estratégias e práticas para o acolhimento e a inserção de jovens com deficiência (PCD) no mercado de trabalho.

Renata é doutoranda em Administração, com pesquisas voltadas para educação inclusiva, diversidade, emprego apoiado e empreendedorismo social. Ela tem 27 anos de experiência na área administrativa, atuando em gestão de pessoas, finanças, planejamento e recursos humanos.

Conteúdo da capacitação

O treinamento abordou e ainda abordará nos próximos encontros temas essenciais para que os gestores compreendam seu papel no processo de inclusão, tais como:

•   Conceitos fundamentais sobre deficiência à luz da Convenção da ONU e da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015);
•   Diferença entre inclusão, integração e segregação;
•   Barreiras atitudinais e como superá-las;
•   Acessibilidade física, comunicacional, atitudinal e digital;
•   Adaptações razoáveis no ambiente de trabalho e exemplos práticos;
•   Estratégias para acolhimento e integração de jovens aprendizes PCD, com foco no protagonismo e na autonomia .

Compromisso com a diversidade

A iniciativa reforça o compromisso do Iphac e da Saneago em promover ambientes de trabalho mais acessíveis e inclusivos, incentivando a participação efetiva de gestores na construção de oportunidades.

“Nosso objetivo é preparar líderes para que atuem não apenas no cumprimento da lei, mas principalmente na transformação cultural das organizações, onde a inclusão seja uma prática cotidiana”, destaca Renata Batista.

Leia também:

Compartilhe esse post:

você pode gostar...