Diante da tragédia com enchentes e deslizamentos que assolaram o estado do Rio Grande do Sul, a equipe do Instituto Promover (Iphac) no Estado está intensificando seus esforços para apoiar as comunidades afetadas. Neste sábado, 4, o nível do rio Guaíba atingiu a marca alarmante de 5,1 metros, resultando em inundações que afetaram significativamente a vida de muitos moradores.
No complexo Centro Vida, localizado na zona norte de Porto Alegre, mais de 300 famílias foram acolhidas pelas Secretarias de Saúde, Justiça e Direitos Humanos com o suporte do Iphac para oferecer suporte e assistência emergencial. As instalações estão sendo utilizadas para fornecer abrigo e atendimento às pessoas deslocadas pela enchente.
O Iphac está trabalhando em estreita colaboração com as equipes das secretarias disponibilizando equipamentos, móveis e utensílios necessários para garantir um pouco de conforto e bem-estar aos afetados. Além disso, salas do Centro da Juventude Rubem Berta estão sendo utilizadas para a realização de atendimentos e serviços essenciais à população atingida.
A situação é crítica e é grande o impacto emocional e material nas pessoas que buscam auxílio. O Rio Grande do Sul já registra 56 mortes devido às fortes chuvas que atingem o estado desde o início da semana. De acordo com boletim da Defesa Civil, 281 municípios foram afetados deixando 8.296 pessoas em abrigos e 24.666 cidadãos desalojados. O número de desaparecidos chega a 67. Há ainda 74 feridos.
Ainda segundo a Defesa Civil estadual, ao menos 350 mil pontos residenciais e comerciais seguem sem energia elétrica: 296 mil pontos são atendidos pela RGE Sul e 54 mil pontos pela CEEE Equatorial.
As consequências das chuvas também seguem afetando os serviços de telecomunicações em todo o estado, dificultando inclusive os trabalhos de resgate. Clientes da operadora TIM de 63 cidades estão sem acesso à telefonia e internet. Usuários da Vivo de 46 municípios também não conseguem acessar os serviços. Já a Claro enfrenta problemas em 19 localidades. (Com Agência Brasil)