O polo do Instituto Promover (IPHAC), gestor do Centro da Juventude Rubem Berta (CJRB), em Porto Alegre (RS), promoveu no último dia 29 de março, uma reunião de pais e responsáveis dos jovens que participam do CJRB.
De acordo com Camila Martins, técnica social do polo IPHAC de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, os jovens multiplicadores atuam como agentes de transformação social, disseminando os conhecimentos adquiridos no projeto nas comunidades aonde residem.
“Embora esses jovens vivam em comunidades vulnerabilizadas, elas possuem grandes potenciais. Nosso papel é apoiar e potencializar essas capacidades, ajudando-os a transformar positivamente suas realidades e contribuir para o fortalecimento da comunidade local”, diz.
Os jovens do polo de Porto Alegre também receberam treinamento de como fazer os cadastros no portal na Aprendizagem, para que outros jovens aprendam e façam a inscrição. Assim, eles terão uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho aliando a escola, a cultura e o lazer. “Precisamos atrair o jovem da comunidade. Ele precisa ter esse espaço e é por isso que também fazemos a sensibilização das famílias”, explica Camila.
O coordenador do polo do IPHAC no Rio Grande do Sul Fábio Ribeiro destaca que essa sensibilização de levar o nome do IPHAC para os pais tem sido muito importante e completa o trabalho de sensibilizar também as empresas a abrirem vagas para os jovens aprendizes. “Mais 15 jovens acabaram de ser contratados. São 15 famílias impactadas positivamente”.
A equipe está engajada em todos os projetos que atraim o jovem para o mundo do trabalho e da escola. Essa semana, o polo terá reunião com a Assembleia Legislativa e com a Superintendência do Ministério do Trabalho (MTE).
O presidente do IPHAC, Valdinei Valério reforça que cada vez mais o IPHAC vem ampliando mais sua atuação no Rio Grande do Sul e em todo o país. “IPHAC sãos os Centros da Juventude, é Aprendizagem, é projeto para fundos internacionais, é sistema Pedagogia do Caminho e muito mais”.

Leia também: