Na manhã desta terça-feira (12/8), em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, jovens e colaboradores do polo do Instituto Promover (IPHAC) no Rio Grande do Sul participaram de um café da manhã especial com o governador Eduardo Leite. O evento reuniu Jovens Multiplicadores dos Centros da Juventude, dentro das ações do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), do governo estadual.
O encontro, realizado no Palácio Piratini, teve como objetivo promover diálogo e escuta ativa. Os jovens compartilharam seus sonhos, apresentaram demandas e reforçaram o protagonismo da juventude na construção de um futuro mais justo e inclusivo. Para o IPHAC, que atua na formação e inclusão social de adolescentes e jovens, a participação foi uma oportunidade de mostrar o impacto do trabalho desenvolvido no estado.
Estiveram presentes, além do governador, o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin; a secretária de Relações Institucionais, Paula Mascarenhas; a secretária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos; e o secretário-executivo do RS Seguro, delegado Antônio Padilha.
“Vocês representam o futuro. Por isso, é tão importante receber aqui as pessoas para quem se dirige o trabalho que fazemos todos os dias. Este encontro é uma oportunidade de ouvir, conversar e entender as realidades e expectativas de vocês”, destacou Leite.
Ao longo dos anos, cerca de 36 mil jovens já passaram pelos Centros da Juventude. Nesses espaços, eles têm acesso a cursos profissionalizantes, reforço escolar, encaminhamento para o mercado de trabalho, eventos culturais e esportivos, além de apoio psicossocial para eles e suas famílias.
A agenda do Dia Internacional da Juventude no estado ainda inclui, às 17h30, o lançamento do Centro de Referência para a Juventude – Reconstrução. A nova unidade terá foco em territórios atingidos por eventos climáticos, contribuindo para a redução das desigualdades sociais e a prevenção da violência.
O POD, executado pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, atende jovens de 14 a 24 anos que vivem em áreas de alta vulnerabilidade social. Em Porto Alegre, os Centros da Juventude estão localizados nos bairros Cruzeiro, Lomba do Pinheiro, Restinga e Rubem Berta (este gerido pelo IPHAC), além das cidades de Alvorada e Viamão. Em abril deste ano, o governo concluiu a entrega da sexta unidade, na Restinga.



Leia também: