Search
Close this search box.

O professor Carlos Humberto Spezia fala sobre o projeto Re-saber na TV Iphac

O professor Carlos Humberto Spezia esteve na sede do Instituto Promover (Iphac), em Goiânia, para falar sobre a importância do Sistema Nacional de Reconhecimento e Certificação de Saberes e Competências Profissionais, o Re-Saber publicado pela Portaria 24/2021.

De acordo com o professor, esse assunto tratado na portaria não é novo e sua importância é discutida desde 1980, pois o reconhecimento dos saberes e competências dos alunos, principalmente de jovens e adultos, traz benefícios para as instituições de ensino e para o indivíduo que se sente valorizado por ter sua habilidade profissional reconhecida.

O Re-saber, quando colocado em prática em uma instituição de ensino, é direcionado para aquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de aprender um ofício através de meios formais de educação, mas que sabem desenvolver, na prática, uma habilidade e que isso deve ser reconhecido para melhorar a qualidade de vida, gerando oportunidades melhores de emprego e diminuindo a evasão escolar.

O professor ainda fala que essa nova portaria é necessária para se corrigir erros do passado e atualizar o ensino no Brasil. Ele cita inclusive, resultados positivos que o Sesi/Senai teve ao instituir o reconhecimento e a certificação dos saberes e competência de seus alunos.

Para saber mais sobre o assunto confira a entrevista na TV Iphac: https://www.youtube.com/watch?v=UcLrJUNF3a0

Compartilhe esse post:

você pode gostar...