O Instituto Promover – Iphac e a Fundação Casa dos Sonhos estão de mãos dadas para a implantação do programa Promover Aprendiz em Gravataí, no Rio Grande do Sul. Essa parceria leva para a região, muitas oportunidades para quem quer ingressar no mercado de trabalho, onde os jovens aprendizes contratados pelas empresas locais com o Iphac, serão recebidos na Fundação Casa dos Sonhos.
No programa Promover Aprendiz, após a assinatura do contrato com a empresa, O Iphac pré-seleciona jovens que mais se adequam ao perfil solicitado e são avaliados critérios como a distância entre o local de trabalho com a residência e a escola e o local do curso, pois o mais importante é que o jovem não pode deixar de frequentar e ter um bom desempenho escolar.
Dentre os pré-selecionados, a empresa seleciona o jovem, que tem o contrato assinado com uma jornada de trabalho diário de 4 ou 6 horas, entre formação prática e teórica, e passa a ter vários direitos e benefícios como a carteira assinada, salário/hora mensal, vale transporte, FGTS, INSS (conta como tempo para a aposentadoria), Férias, décimo terceiro salário, dentre outros. Em Gravataí, os jovens devem fazer o curso de capacitação teórica, ministrado pelo Iphac, na Fundação Casa dos Sonhos.
A Aprendizagem proporciona importante transformação social e econômica para a vida dos jovens, adolescentes e de suas famílias, ao terem oportunidade de estudo, trabalho, lazer e inserção social, bem como para as empresas, que ao contratarem aprendizes, formam seus quadros com profissionais qualificados e engajados dentro de sua cultura organizacional.
A lei da aprendizagem é uma política pública criada para inserir o jovem no primeiro emprego, com qualificação profissional e renda, bem como garantir a permanência e acompanhar seu desenvolvimento na escola regular.
A lei determina que empresas de médio e grande porte são obrigadas a garantir vagas entre 5% a 15% do quadro de trabalhadores para jovens entre 14 a 24 anos de idade, a lei prevê autuação e multa para as empresas que não cumprem com a determinação. Os auditores fiscais do trabalho têm como uma de suas funções, acompanhar o cumprimento da Lei e o desenvolvimento dos jovens na região.
A Fundação Casa dos Sonhos, uma entidade social da cidade de Gravataí do Rio Grande do Sul, que atua em atividades para crianças e adolescentes no contraturno escolar.
O Instituto Promover é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que proporciona assistência social, qualificação profissional, trabalho, educação, cultura e lazer. O Iphac atua desde 2009.