Com pólos nos Estados do Rio Grande do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Tocantins, o Instituto Promover (Iphac) intensificou as ações para ajudar os municípios gaúchos. O Iphac montou três pontos de coletas de doação para auxiliar no socorro às famílias afetadas pela maior tragédia da história do Estado do Rio Grande do Sul.
O Brasil inteiro está mobilizado para ajudar o Estado, que está com 364 municípios alagados por fortes temporais nos últimos dias.
Nesta segunda, 6, o Iphac divulgou os locais de coleta que começam a funcionar nesta terça, 7, em Goiânia (GO), Brasília (DF) e Porto Alegre (RS). As pessoas podem doar água mineral, alimentos não perecíveis e cobertores, já que o sistema de meteorologia prevê uma frente fria para o local nos próximos dias.
Desde o início da tragédia, o Iphac vem buscando auxiliar na ajuda. O complexo Centro Vida, localizado na zona norte de Porto Alegre, cerca de mil pessoas foram acolhidas pelas Secretarias de Saúde, Justiça e Direitos Humanos com o apoio do Iphac para oferecer suporte e assistência emergencial. As instalações estão sendo utilizadas para fornecer abrigo e atendimento às pessoas deslocadas pela enchente.
O Iphac está trabalhando em estreita colaboração com as equipes das secretarias disponibilizando equipamentos, móveis e utensílios necessários para garantir um pouco de conforto e bem-estar aos afetados. Além disso, os trabalhadores e as salas do Centro da Juventude Rubem Berta estão sendo utilizadas para a realização de atendimentos e serviços essenciais à população atingida.
O Iphac também está utilizando seus canais de comunicação para replicar as campanhas de doações de dinheiro, comida, medicamentos, água, itens de higiene e sangue. As doações em dinheiro estão sendo feitas às fontes oficiais do governo do Estado do Rio Grande do Sul: https://sosenchentes.rs.gov.br/inicial.
O número de mortes confirmadas decorrentes das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada subiu para 83. Os dados constam no boletim da Defesa Civil estadual atualizado às 9h desta segunda-feira (6). Em todo o estado, 111 pessoas estão desaparecidas.
Ao todo, são 364 municípios gaúchos atingidos pelos temporais, com mais de 850,4 mil pessoas afetadas. O estado contabiliza 21.957 pessoas desalojadas. (Com informações atualizadas da Agência Brasil)
LOCAIS DE DOAÇÃO
Goiânia/GO
Rua 85, nº 160, Setor Sul, Térreo
Brasília/DF
QS 5, Rua 600, Lote 21,
Centro Clinico Dr. Carlos Mangueira, Sls 7/8, Águas Claras
Porto Alegre/RS
CJ Rubem Berta
Av. Baltazar de Oliveira Garcia, nº 2.132, Sarandi