Search
Close this search box.

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil: Iphac atua no combate a práticas abusivas

Nesta segunda-feira (12), Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, o Instituto Promover – Iphac relembra que é necessário estar sempre vigilante para prevenir práticas trabalhistas que vão na contramão do desenvolvimento humano, social e educacional das crianças e jovens.

Dados oficiais no Brasil mostram que, em média, cinco adolescentes são vítimas de acidentes de trabalho todos os dias. De 2012 a 2022, ao menos 55 adolescentes de 14 a 17 anos morreram nesse tipo de ocorrência. Ao todo, nesse período, foram registrados 21 mil acidentes de trabalho envolvendo menores de idade. Somente no ano passado, foram 1.242 acidentes.

Os números são do Observatório da Prevenção e da Erradicação do Trabalho Infantil, disponibilizados pelo SmartLab – Observatório da Prevenção e da Erradicação do Trabalho Infantil, iniciativa conjunta do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da OIT Brasil.

No entanto, estas estatísticas consideram somente os casos de vínculo de emprego regular, o que acaba escondendo uma realidade que tende a ser muito pior, em razão das subnotificações e das atividades informais, além da conivência e da omissão dos adultos.

Iphac

Como umas das organizações da sociedade civil que se preocupa em promover trabalho digno para jovens, em todas as etapas do desenvolvimento, o Iphac executa projetos nas comunidades mais vulneráveis, além e gerar empregos formais, por meio dos programas de aprendizagem.

O Instituto Promover atua ainda em parceria com a gestão de programas governamentais, nos Centros de Referência das Juventudes, presentes no Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Assim, o Iphac se consolida como um gerador de oportunidades para que os jovens saiam do limbo da informalidade.

Leia também: Primeiro Encontro de colaboradores regionais do IPHAC no Espírito Santo

Compartilhe esse post:

você pode gostar...