Search
Close this search box.

Primeiro Encontro de colaboradores regionais do IPHAC no Espírito Santo

Com intuito de qualificar os colaboradores do Espírito Santo, aconteceu em Linhares neste sábado, 03 de junho, o primeiro encontro regional de colaboradores do IPHAC. Seguindo as diretrizes do Instituto, as equipes receberam treinamento especializado em ações que visam a promoção, proteção e a defesa dos direitos humanos, além de dialogarem a respeito das políticas de aprendizagem, estágio e empregabilidade. 

O encontro foi conduzido pelo Coordenador Institucional do IPHAC no Espírito Santo, Geovanni Lima, e foi estruturado a partir de três eixos:

1º Boas práticas em Políticas de Direitos Humanos

Apresentação das ações realizadas nos projetos gerenciados pelo IPHAC no Espírito Santo, quais sejam: Centro de Referência das Juventudes Linhares e Centro de Referência das Juventudes Colatina, projetos executados em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo; Casa da Juventude, Centro de Referência da Juventude e Núcleo Afro Odomodê, projetos executados em parceria com a Prefeitura de Vitória. As equipes socializaram as ações que são desenvolvidas nos projetos, bem como os princípios que norteiam a execução do trabalho específico de cada equipamento.

2° Aprendizagem, estágio e empregabilidade

Contextualização das políticas de aprendizagem, estágio e empregabilidade e discussão a respeito das mesmas. Durante o encontro foi debatido a necessidade de que essas políticas perpassem, de maneira transversal, o fazer das equipes nos projetos, uma vez que as mesmas compõem a espinha dorsal do Instituto Promover.

3º Estudo de casos

Prática de estudo coletiva, com foco em situações reais vivenciadas nos projetos, com intuito de  qualificar os colaboradores locais, no sentido de, ao executarem suas atividades laborais, haja articulação/colaboração entre os profissionais dos projetos, como por exemplo, coordenadores; educadores e orientadores sociais; articuladores locais; assistentes sociais; psicólogos, entre outros.

Ao final do dia, os profissionais puderam, a partir da vivência coletiva praticada no encontro, avaliar a atividade. Para a Orientadora Social, Thaissa F., profissional que compõe a equipe que executa o Núcleo Afro Odomodê, em Vitória, a atividade “proporcionou um momento de interação essencial, porque além de nos possibilitar ver o que cada projeto tem realizado, também nos garantiu um momento para alinhar nossas atuações enquanto equipe, dentro da perspectiva do Instituto Promover. As apresentações das atividades realizadas, nos direcionou no sentido de inspirar novas possibilidades de execução das políticas com olhar mais cuidadoso por todos os colaboradores. Por fim, a dinâmica final, além de consolidar a perspectiva de relacionamento com os jovens de forma positiva, nos fez refletir sobre situações cotidianas e as formas assertivas de mediar questões que perpassam a realidade das juventudes”.

Os encontros regionais de colaboradores do IPHAC no Espírito Santo acontecerão bimestralmente, com previsão de realização do próximo para agosto de 2023, em Colatina.

Compartilhe esse post:

você pode gostar...