Na última semana, a equipe do Centro de Referência das Juventudes (CRJ), unidade de Linhares (ES), visitou as Unidades Socioeducativas de Internação Norte (Unis Norte) e Unidade de Internação Provisória (Unip Norte).
O Iphac – Instituto Promover é gestor do CRJ de Linhares e Colatina, em uma parceria do Governo do Estado do Espírito Santo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A equipe formada pela coordenadora de articulação Karina Leiria, educadora social Nágila Alves e articulador de campo Janio Piol foi recebida pela diretoria das unidades para conversar sobre futuras parcerias em oficinas de ocupação e eventos para o desenvolvimento e atendimento das juventudes do norte do Espirito Santo.
Atualmente, as Unidades de Internação Provisória Norte atendem adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, sendo que a internação provisória é de até 45 dias e a internação comum vai de seis meses a três anos.
O objetivo do Iphac é participar do processo que garanta a proteção, desenvolvimento humano, oportunidade de aprendizado dos adolescentes e jovens que estão cumprindo medida socioeducativa, e que já participam de projetos internos que envolvem cultura, música, educação, artes e literatura.
De acordo com a equipe do CRJ, os agentes socioeducativos trabalham com a produção de pinturas em quadros, filtros dos sonhos, sousplat, caixas decorativas, chaveiro string art, vaso em jornais e pirografia. O gerente de internação Sérgio Durão lembrou ainda a vontade de aprimorar os instrumentos musicais para aulas de percussão.