Neste mês de setembro, o Instituto Promover (Iphac) se une à campanha Setembro Amarelo, um movimento com o objetivo de alertar a sociedade sobre a prevenção do suicídio e a importância de cuidar da saúde mental. Por isso, é crucial reconhecer o potencial transformador que os jovens podem trazer para o enfrentamento desse problema social.
A contratação de jovens aprendizes não apenas promove a inserção desses novos talentos no mercado de trabalho, mas também oferece uma oportunidade ímpar de inovação e criatividade nas empresas.
Esses jovens, com seu conhecimento atualizado e familiaridade com as últimas tendências tecnológicas, podem contribuir significativamente para a promoção de um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor.
A presença dinâmica da juventude dentro das equipes pode estimular diálogos abertos sobre saúde mental e estratégias de bem-estar, além de ajudar a desmistificar o tema do suicídio e a promover um espaço onde as questões emocionais são tratadas com seriedade e empatia.
Empresas que adotam a inclusão de jovens aprendizes na sua estrutura não apenas se modernizam, mas também demonstram um compromisso social que pode impactar positivamente a vida desses jovens, ao oferecer apoio e um ambiente seguro para que eles possam lidar com seus desafios pessoais e profissionais.
Essa troca de experiência é benéfica de diversas maneiras, e contribui para combater a solidão e a desinformação, fatores que muitas vezes estão associados ao aumento do suicídio. O Iphac também promove encontros, debates, rodas de conversas e muitas atividades em suas unidades e também nos espaços geridos pelo Instituto pelo Brasil, em especial nos Centros de Referência da Juventude.
Assim, ao longo deste mês, convidamos todos a refletirem sobre como podemos contribuir para um mundo melhor e mais humano. A prevenção ao suicídio é responsabilidade de todos e começa com pequenas ações, como ouvir, acolher e oferecer oportunidades. Juntos, podemos fazer a diferença na vida de muitos jovens e construir um futuro mais esperançoso.
Setembro Amarelo não é apenas um mês de alerta, mas um chamado à ação. Vamos juntos promover um diálogo que salve vidas e valorize a saúde mental de todos, em especial, das novas gerações que estão moldando o nosso futuro.
Mensagem do presidente do Iphac Valdinei Valério
Leia também: