Search
Close this search box.

Oportunidades do Iphac transformam meninas em mulheres poderosas no mercado de trabalho

O mês de março é o Mês da Mulher. Uma data para celebrar e comemorar os direitos alcançados pelas mulheres ao longo dos anos. No Brasil, as mulheres compõem a maioria da população, contudo ainda existe uma desigualdade muito grande no mercado de trabalho, onde os cargos são predominantemente ocupados por homens e a diferença nos salários é abismal. Esse abismo aumenta ainda mais quando o público é de meninas.

A missão do Iphac é justamente interferir nesta realidade, ofertando às jovens, adolescentes e mulheres, oportunidades de primeiro emprego, conhecimento e aprendizado. As empresas também têm a oportunidade de inserir essas jovens e dinamizar seu time de colaboradoras.

Um exemplo é a estudante Andressa Karolina Da Silva Castro, de 20 anos. Foi por meio do Instituto Promover (Iphac), que Andressa conseguiu seu primeiro emprego como jovem aprendiz em uma empresa onde trabalhou por 16 meses.

Andressa mora em Goiânia e seu sonho é cursar Ciências Contábeis. Ela afirma que o Iphac foi fundamental para o seu desenvolvimento, aprimoramento intelectual e inserção no mercado de trabalho. Mas foi numa missão social que ela mais se identificou. Além de participar dos programas de aprendizado, Andressa foi coordenadora do projeto TampaMania que consiste em retirar do meio ambiente as tampas plásticas de garrafas pets, refrigerantes, água, iogurte, shampoo, amaciantes, etc. Com o valor obtido da venda das tampinhas para recicladoras, foram adquiridas cadeiras de rodas, andadores, muletas e fraldas geriátricos para pessoas necessitadas.

“Essa oportunidade nos capacita não só como profissionais, mas como seres humanos”, diz Andressa, que planeja novos projetos para esse período de pandemia do coronavírus. “É um momento de ajudarmos mais pessoas”, ressalta.

Para o diretor do Iphac, Valdinei Valério, esse é um bom caminho para formar e inserir mais mulheres no mercado de trabalho.  “Outras jovens mulheres podem ter a mesma oportunidade. As empresas precisam investir na contratação de novos talentos para que cada vez mais elas possam se tornar profissionais, empresárias, empreendedoras de sucesso e mudar esse cenário de desigualdade de gênero”, atesta o diretor!

O Iphac é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua desde 2009, proporcionando assistência social, qualificação profissional, trabalho, educação, cultura e lazer. Através de seus programas de aprendizagem e estágio o instituto colabora para o desenvolvimento socioeconômico, com a inclusão social e laboral de jovens e adultos, em conjunto com o poder público e empresas privadas.

Compartilhe esse post:

você pode gostar...