Polo do Iphac em Contagem já conta com 26 oficinas

Certificação do último curso profissionalizante de tranças em Contatem (MG)

O Polo de Contagem (MG) do Instituto Promover (IPHAC) oferece uma ampla gama de oficinas regionais e cursos, proporcionando aos jovens diversas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento pessoal. 

A coordenadora do polo em Contagem, Elisanea Lima, lembra que hoje 26 oficinas estão ativas dentro da Estação Juventude. Centro da Juventude. A programação diversificada inclui oficinas como Teatro, Dança do Ventre, Break, Inglês, K-pop, Arte 3D, Desenho, Musicalização, Jazz, Forró, Violão, além de atividades específicas das oficinas regionais, como Atividades Físicas, Oficinas de Artes, Músicas Variadas e Ensino de Habilidades Culturais.  

A juventude local ainda conta com oficinas fixas em sete regionais com cursos de Grafitti, Basquete, Batalha de Rima, Ritmos e Poesias, Ballet para iniciantes, ritmos jazz e desenho criativo. As regionais são: Eldorado, Riacho, Industrial, Ressaca, Nacional, Petrolândia e Vargem das Flores. 

Recentemente, o polo concluiu o quarto curso profissionalizante de tranças da Estação Juventude. “ Foi um momento muito especial porque esse curso foi feito em parceria com a Comunidade Quilombola dos Arturos”, conta  Elisanea.

No evento de certificação, os alunos compartilharam depoimentos emocionantes sobre como o curso ampliou suas perspectivas, não só pela qualificação profissional, mas também pela oportunidade de conhecer a história e a cultura do quilombo. Muitas imagens do evento capturam esses momentos de celebração e aprendizado, destacando o impacto positivo da iniciativa.  

A professora que ministrou o curso, Raylla Julia,  que é uma mulher negra, ficou emocionada ao relatar a experiência de ministrar aulas no quilombo. “Foi uma troca valiosa, tanto para os jovens quanto para mim. Contribuir para o crescimento deles em um espaço tão rico culturalmente foi um privilégio”, comentou. 

Com essa programação diversificada e o compromisso com a inclusão, o Polo de Contagem segue a missão do Instituto Promover (IPHAC) de transformar vidas por meio da aprendizagem, da inclusão laboral com educação e cultura. Elisanea reforça que o propósito de continuar oferecendo oficinas acessíveis e enriquecedoras, fortalecendo a juventude local e valorizando as tradições culturais da região. 

Compartilhe esse post:

você pode gostar...