Jovens do Instituto Promover – Iphac participaram na última semana da recepção de atletas da 24ª Surdolimpíadas de Verão, realizada em Caxias do Sul (RS).
O evento, que vai até o dia 15 de maio, conta com 79 países, na disputa de medalhas em 20 modalidades, e mais de cinco mil pessoas entre atletas, comissões técnicas e equipes de intérpretes de libras.
A Priscila e o Giovanni, jovens do Centro da Juventude Rubem Berta, contaram que a experiência foi única na vida deles. “Conseguimos ter uma troca muito boa e colocamos em prática o que aprendemos”, disse Priscila.
Os dois, juntamente com outros jovens, tiveram preparação prévia oferecida pelo Instituto, com cursos de inglês e libras. Na recepção, estiveram atletas da Alemanha e do Quênia.
“Além dos cursos a gente pode praticar, conhecer outras pessoas, suas realidades, usar libras em inglês, e foi incrível sentir a felicidade deles”, relatou Giovanni.
Surdolimpíadas
A Surdolimpíadas é um evento multidesportivo internacional, organizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD – International Committee of Sports for the Deaf).
A primeira edição, realizada em Paris em 1924, foi também o primeiro evento esportivo para pessoas com necessidades especiais.
A Surdolímpiadas de Verão é realizada a cada 4 anos e é o evento multidesportivo mais antigo depois dos Jogos Olímpicos.
Como marco histórico, o Brasil é o Primeiro País da América Latina a sediar os Jogos Surdolímpicos de Verão.