O Projeto “Desenvolvimento Econômico impulsionado pela Agropecuária Sustentável” oferece cursos gratuitos voltados a produção agrícola para a comunidade brasiliense.

O primeiro Curso será sobre o cultivo do maracujá e terá aulas presenciais e ou online a partir desta sexta-feira (03/02). Serão ofertadas 100 vagas para o curso online e 60 vagas para o curso presencial.

O Projeto “Desenvolvimento Econômico impulsionado pela Agropecuária Sustentável” executado pelo Instituto Promover – IPHAC, em parceria com dois grupos de pesquisa da Universidade de Brasília (das Faculdades de Agronomia e Medicina Veterinária), o GEHORTI e GEPEC, e com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal, oferecem vários cursos durante o ano para a comunidade brasiliense que tem interesse em desenvolver ações de produção agrícola.

No mês de fevereiro, nos dias 03, 10 e 17 será ofertado o minicurso “Como desenvolver polinização manual em maracujá” que tem o objetivo principal de fornecer conhecimentos técnicos de como melhorar a qualidade e a produtividade do maracujá cultivado no Brasil.

O Curso ocorrerá de forma presencial (das 8h às 14 h) na Fazenda Água Limpa da Universidade de Brasília-UnB e, no formato online (das 15h às 21 h), podendo os interessados escolher a forma de participação.

A partir do conhecimento dessa técnica, junto com boas técnicas de manejo da cultura, o produtor poderá promover incremento de até 40% na produção do maracujá, além de promover o desenvolvimento de frutos de qualidade. É uma técnica simples, porém pouco empregada por produtores de maracujá no Brasil.

O Curso será ministrado pela Dra. Daiane da S. Nóbrega, Engenheira Agrônoma graduada na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília, mestre em Agronomia (Produção Sustentável/Recursos Genéticos e Melhoramento Vegetal) na Universidade de Brasília (2015) e doutora em Agronomia (Produção Sustentável/Recursos Genéticos e Melhoramento Vegetal) na Universidade de Brasília (2016-2020).

Segundo dados do IBGE, o Brasil é o primeiro produtor mundial de maracujá, com 690.364 toneladas produzidas em 2020 e a cultura está em franca expansão tanto para a produção de frutas para consumo “in natura” como para a produção de suco. Ceará, Bahia e Santa Catarina são, respectivamente, os estados maiores produtores.

Em Brasília, a produtividade chega a 27.675 kg/hectare, 94% superior à média brasileira, que é de 14.271 kg/hectare. No núcleo rural Pipiripau (Planaltina), a produtividade vai de 30 a 40 toneladas por hectare.

O Curso tanto para o produtor, quanto para os profissionais da área possibilitará grande conhecimento sobre a cultura do maracujá.

Informações e link para inscrições abaixo:

CURSO CULTIVO DO MARACUJÁ
Dias 03, 10 e 17 de fevereiro

Curso Online
Inscrição: https://www.e-inscricao.com/iphac/maracujaonline
Horário do curso: 15h às 21h
Endereço online do curso: Será enviado

Curso Presencial
Inscrição: https://www.e-inscricao.com/iphac/maracujapresencial
Horário do curso: 08h às 14h
Local do curso: Fazenda Água Limpa (UnB), no Park Way

As inscrições são por ordem de chegada.

Compartilhe esse post:

você pode gostar...