O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil é celebrado neste 12 de junho e Instituto Promover (Iphac), que atua de forma responsável no fomento da capacitação de adolescentes e jovens para o mercado de trabalho, apoia a causa, pois acredita que todas as crianças devem ter a oportunidade de aprender e se desenvolver em todas as áreas da vida durante a infância.
Parceiro da Organização Internacional do Trabalho, o Iphac integra o trabalho de erradicação do trabalho infantil até 2025, meta da OIT que neste ano, em colaboração com a global Aliança 8.7, lançou o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, com o objetivo de promover ações legislativas e práticas para erradicar o trabalho infantil em todo o mundo.
Além de trabalhar em prol do fim do trabalho infantil, a OIT trabalha para que sejam tomadas medidas imediatas e eficazes para acabar com o trabalho forçado, com a escravidão moderna e o tráfico de seres humanos. Ainda busca garantir a proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil, incluindo o recrutamento e uso de crianças como soldados.
A crise, provocada pela pandemia de Covid-19 trouxe uma situação de maior pobreza para as pessoas que já se encontravam em situação de vulnerabilidade, o que pode reverter anos de avanço no combate ao trabalho infantil. O fechamento de escolas agravou a situação e milhões de crianças são obrigadas a trabalhar para contribuir com a renda familiar.
O Instituto Promover está trabalhando e investindo em parcerias para que mais jovens possam ser inseridos no mercado de trabalho, em cumprimento da Lei da Aprendizagem e de Estágio. Dessa forma, os jovens podem contribuir com a renda de suas famílias, garantindo que, em um futuro próximo, nenhuma criança seja forçada a trabalhar, podendo estudar e crescer como um adulto emancipado, social e pessoalmente.